Translate

sábado, 5 de maio de 2018

Feira de Mangaio - Quarteto de Violões

Este arranjo deveria estar na sessão de arranjos, mas como este foi um trabalho muito especial e muito trabalhoso eu não poderia deixar de fazer um post especial.


Feira de Mangaio dispensa apresentação, talvez seja um dos temas mais famosos de Forró, o grande mestre Sivuca e a sua esposa Gloria Gadelha escreveram esta obra de arte num inverno intenso em Nova York(Vide entrevista no programa do Jô).

Depois de uma serie longa de arranjos e transcrições pro violão, eu estava pensando em escrever algo pra duo de violões e procurava algumas peças que ainda não tinham sido escritas pra essa formação, um belo dia foi presenteado com um book do Sivuca e esta peça estava lá todinha pra mim.





Foi ai que começou o dilema de como adaptar aquele volume de informação sem perder algo, mantendo todas as vozes, o primeiro passo foi digitalizar a grade toda num editor de partituras, acreditem, eu fiz isso,  todos os instrumentos do flautim até os baixos, revisei tudinho, foram 3 meses de muito trabalho e quando eu terminei essa etapa eu não queria mais ver muito menos ouvir essa musica, tive que tirar uns meses pra descansar.



Passando o período de exaustão da primeira etapa, vieram as novas duvidas de como seguir dali pra frente, eu procurei referencias sob como escrever pra quarteto, ou uma roteiro algum rumo pra fazer isso, não encontrei nada e acredito que ninguém tenha abordado isso de forma pratica no geral e especificamente para o violão, A solução foi utilizar arranjos já escritos como base e em caso de duvidas outra alternativa seria me apoiar em arranjos pra quarteto de cordas.



Eu dividi por vozes sendo o violão principal fazendo a melodia, o violão 2 hora fazendo os duetos em 3ª com o primeiro violão e hora dialogando o terceiro violão, este que ficou fazendo as vozes dos celos e hora segurando a harmonia enquanto os dois primeiros violões dialogavam, o quarto violão ficou com parte mais grave e a ideia original seria um violão de 7 cordas. Basicamente eu escrevi desta forma, um outro ponto que eu quis fazer era integrar o quarteto hora dividindo as melodias de forma vertical pra trabalhar o sincronismo do quarteto e deixando a execução mais divertida.


A quarta etapa está em andamento e em fase final, apos todas as escolhas o trabalho precisa de um refinamento na questão da tocabilidade, durante o processo de escolhas das notas e vozes muitas vezes eu fiz isso na frente do editor de partituras sem o violão e quando eu comecei a fazer as leituras dos violões vi que algumas coisas poderiam ser refinadas pra facilitar a digitação e evitar saltos bruscos e vozes sobrepostas.


A quinta etapa é encontrar mais 3 pessoas dispostas a tocar isso comigo, ensaiar e fazer uma gravação, pra antecipar fiz um video tipo scrolling da partitura no youtube e mostrei para alguns violonistas pra ouvir os seus comentários, no geral foram bons e o Thiago Abdala na hora me pediu uma copia da grade e instrumentos separados pra testa-la com os seus alunos do EMESP, eu realmente estou curioso pra ver o resultado disso.


Este aqui é o resultado do final da etapa 3 sem o refinamento e cuidados com digitação, houveram algumas modificações mas eu diria que as alterações estão por volta de 15% não mais que isso.





Enfim é isso pessoal, foram alguns meses de trabalho e hoje eu posso dizer que o repertorio do violão cresceu um pouco, fico feliz com essa contribuição e ainda estou procurando mais 3 interessados em estrear essa peça.

O link pra download está na sessão de arranjos


um grande abraço
Lavor.